quarta-feira, 3 de junho de 2009

Barragem dos Algodões: onde estava Deus nessa hora?

Se Deus é onisciente, onipresente e onipotente, presume-se que em horas de tragédias assim Ele sabe, está lá no específico momento e pode reverter ou controlar tudo, certo??? Errado. Deus como criador de todo este Universo, rege todas as leis, mas não interfere no livrearbítrio humano. Eis que surge a dúvida cruel de grande parte da humanidade, se Deus é só bondade por que Ele permite que tais coisas aconteçam, por que é necessária tanta dor?
Supostamente todos envolvidos na tragédia são ou eram inocentes, foram simplesmente vítimas de um fenômeno natural aliado à falha humana. Mas as coisas não são tão simples assim, como explicar que crianças puras paguem pelos erros da sociedade corrompida? Algo enfim justificaria tamanha catástrofe? Infelizmente para quem está sofrendo sim, talvez não apenas fatos desta vida, mas de outras vidas.
Quando se fala em aquecimento global e se dá pouca importância, julgamos ser algo bem distante, porém os fenômenos metereológicos a cada dia mais comprovam a força da natureza, não diria se vingando e sim reagindo contra o descaso com a mesma. Apenas este fato isolado não justificaria as grandes tragédias do mundo contemporâneo, pois nem todos agridem ou são displicentes com a natureza. Muitos dos que foram acometidos pela fúria da Barragem dos Algodões inclusive contribuíam com a preservação do meio ambiente, pois em sua grande parte utilizavam dele como forma de subsistência, tratando a terra e fazendo-a prosperar.
A grande explicação está seriamente vinculada a vidas passadas, a débitos assumidos e prometidos de serem quitados. Todos nós passamos por nossas provações como forma de burilar nosso espírito e nesta aprendizagem nos reajustarmos com nossos erros passados. Todos os que ali estavam, não estavam por acaso e nem foram injustiçados e sim foi uma oportunidade divina de aprender com a dor, pois só a mesma ensina. Pode parecer meio cruel, mas são assim que as leis divinas cumprem seus desígnios, o que resta agora é rezar para que essas pessoas tenham alcançado o objetivo de Deus em relação a este desastre e para que as mesmas se recomponham.
Uma frase da Doutrina do Amanhecer explica bem isso: " As leis físicas que nos chamam à razão são as mesmas que nos conduzem à Deus". As leis físicas aqui tratadas são as mesmas difundidas por Newton, resumidas simplesmente em Lei de ação e reação e que cumprem seu papel também no aprendizado do espírito nesta passagem.
Minha intenção com este texto não foi querer amenizar uma situação difícil e sim mostrar que está tudo certo e que a missão maior desta grande dor é estimular a fé e solidariedade humanas, porque são em ocasiões assim que o ser humano mais desenvolve o dom maior a ser explorado: o amor incondicional. O povo brasileiro é muito solidário e caloroso, coisa que não se vê em lugar nenhum do mundo e sempre abdica ás vezes de sua próprias necessidades para ajudar os mais necessitados. Queria aqui agradecer a ajuda dos grandes filantropos de toda parte do Brasil, que muito se fazem importantes nesta hora e pedir a todos vocês que estão lendo este blog, façam sua parte direta ou indiretamente, pois são em ocasiões como essas que vemos que nossos problemas são ínfimos diante de calamidades assim.
O povo do Piauí agradece e espera que esse altruísmo seja sempre de grande valor onde quer que ele seja necessário. A união e o bem coletivo devem ser sempre nossas maiores preocupações mesmo diante de tantas futilidades do mundo contemporâneo, sempre embasadas na prática da caridade cristã.

Muito obrigado!
Boa tarde........

Um comentário:

  1. Enfim, a Humanidade tem q seguir a Deus de qualquer forma, blá blá blá blá...

    passando pra deixar um abração

    Boa tarde

    ResponderExcluir