quinta-feira, 11 de junho de 2009

Espírito nômade!!!!


A sensação de andarilho é algo bem fantástico! O mundo parece ser seu e você pertence ao mundo, eu sou um desses exemplos: mochilar é a lei! Por mais amor que se tenha à sua terra natal, a mesma sempre é infinitamente pequena perante à expansão de horizontes criados na sua própria mente.
"I have a dream", já dizia Martin Luther King referindo-se ao desejo de extinguir a segregação racial nos EUA e o mesmo conseguiu! Eu também posso dizer semelhante frase, porém meu sonho não têm um alcance coletivo, esse desafio é algo estritamente individual, um enriquecimento cultural. Minhas metas de trabalho social já são representadas por outros segmentos da minha vida, tipo doutrinário e a função de educador. Por este motivo me dou ao direito de sonhar com algo que vá afagar meu ego e realizar o meu íntimo.
Colocar uma mochila nas costas não é algo meramente com cárater de lazer ou coisas afim, trata-se de um reecontro com velhas heranças, com locais que já vivenciei as mais ricas experiências em outras "eras ". Locais que me convidam a retornar, com seus atrativos mais plurais, voltar, voltar como se fosse a primeira vez.
Ásia, África, América, Europa e Oceania, quiçá até os os pólos gelados tudo me fascina e me impressiona. O brasileiro por si só já tem um cárater universal, pois rica é a nossa história embasada pelos elementos de miscigenação cultural e racial. Qual é a cara do brasileiro? Negro, branco, índio, amarelo,caboclo, mestiço, pardo, caboclo, cafuzo. A resposta técnica a essa resposta é simples, mas se torna complexa quando se percebe a pluralidade manifestada no DNA de cada um, como dizer à que raça um indivíduo realmente pertence? Em um mundo globalizado isso cada vez mais se torna inexpressivo, salvos os casos em que a ignorância humana ainda insiste em estereotipar os indivíduos devido à tonalidade da pele.
Já disse uma certa vez Zeca Camargo ( jornalista que têm o emprego dos meus sonhos ), o brasileiro é o detentor do passaporte mais cobiçado no mercado negro, pois ele têm a cara do mundo todo. Alguém consegue imaginar o que é ser pago para viajar o mundo todo, para mim que sou fascinado por qualquer tipo de viagem? Seja dos motivos mais sérios aos mais descontraídos, profissionais ou de lazer, como disse o mago Paulo Coelho: " Toda viagem é uma peregrinação, pois te expõe invariavelmente a situações novas que te revigoram e consolam o espírito "

" I have a dream "- sonho talvez distante de acontecer, mas um dia o mundo será meu!!!


Bom feriado pessoal.....

Um comentário:

  1. Por tanta diversos motivos, tenho vontade de colocar uma mochila nas costas tb e sair conhecendo o mundo e libertando a cada dia mais minha alma.
    Talvez eu não possa, pq ela parece estar e querer estar presa.
    Talvez algumas pessoas tb sejam assim...


    Eu não entendo como num país como o nosso, que dificilmente pode haver alguém com "sangue puro", pode haver preconceito. É uma das maiores hipocrisias que existe.
    Bom texto ^^
    Bjo =*

    ResponderExcluir